top of page

GENTE - Escola Municipal Andre Urani

O Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais é um projeto da prefeitura do Eduardo Paes. Esta escola foi criada em 2012 afim de servir enquanto um "modelo" de escola. É uma escola da rede pública municipal e recebe crianças do 7º ao 9º ano. De início, foi alvo de diversos investimentos e parcerias. Atualmente, a escola funciona com a mesma verba que as demais escolas da rede municipal. Há uma média de 250 aluxs matriculados. A maior parte dxs alunxs são moradores da Rocinha. As escolas Campus Salles e Amorim Lima, ambas localizadas em São Paulo, são fonte de inspiração para o GENTE.

IMG_20170809_101256.jpg

A escola é dividida em dois grandes grupos compostos de alunos de todas as idades: G1 e G2. Cada grupo tem a sua programação de rotina escolar. A dinâmica pedagógica é dividida em: laboratórios de aprendizagem, mentorias, G3 e eletivas. Os laboratórios de aprendizagem são os momentos de ensino das disciplinas e são divididos por anos: português, matemática, redação, ciências, história, geografia, etc. Existe uma sala desatinada para cada matéria. Os educadores são obrigados a seguir o cronograma curricular da rede, com apostilas programadas e provas bimestrais. No entanto, há um incentivo para se criar uma relação próxima entre professores e alunos, sendo a criança o centro do processo educativo. Mesmo que hajam outras formas avaliações que componham a nota final, como trabalhos, a prova ocupa um lugar central.

IMG_20170809_101426.jpg

Em 2017, tive a oportunidade de conhecer o GENTE – Ginasio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais, Escola Municipal Andre Urani. Esta escola se localiza na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. Ao chegar no local, fui apresentada a diretora da escola. Pouco depois, chegaram os meus dois guias do dia: K. e C., dois estudantes  do 9º ano e do 7º. Elxs foram extremamente atenciosxs e pacientes. Conforme íamos caminhando pelo espaço físico, elxs me contavam um pouquinho mais sobre suas experiências.

IMG_20170809_102126.jpg

O espaço da escola é amplo e bem bonito. Há uma vista incrível, cercada de natureza. De lá, é possível observar o Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas e o Pão de Açúcar. A escola possui uma grande piscina, quadra e basicamente dois salões: em um dos salões, há diversas mesas organizadas em grupos de 6 cadeiras. O outro salão foi dividido em algumas salas de aula. Os alunos vivenciam grande rotatividade no espaço escolar. 

IMG_20170809_100740.jpg

Além dos laboratórios, existem os momentos das mentorias. A mentoria é um espaço de troca e conversa dxs alunxs, de todas as idades, com os mentores. Ali podem ser tiradas dúvidas, além da realização de deveres de casa. As mentorias acontecem no salão grande: existem 5 mentorias, cada uma com 24 alunxs. Cada mentoria se divide em 4 mesas circulares (“famílias”), nas quais os alunxs de diferentes idades tem a oportunidade de se aproximar e se ajudar. Os mentores são os professores das disciplinas. Então, mesmo que o seu mentor seja de história, caso você tenha uma dúvida em geografia, você pode se direcionar até o professor de geografia no momento da mentoria, que estará lá com outro grupo. Assim, este é um espaço de integração entre os próprios professores, que trabalham 40 horas semanais exclusivamente nesta escola.

A escola também oferece as aulas de G3: Educação física, artes, inglês, além de Estudo Dirigido e Projeto de Vida. Estas últimas, dentre diversos temas, são dedicadas a uma discussão acerca da carreira profissional dos estudantes. Já as “eletivas” são aulas criadas pelos professores da escola a partir do desejo e demanda dxs alunxs. Dentre as eletivas, destacam-se as aulas de: volley, natação, polo aquático, yoga, dança, fotografia, Tv Gente (comunicação), etc.

Perguntei para as crianças que me apresentavam a escola o que elas achavam de lá. As duas disseram que adoravam a escola e que de início demoraram para se adaptar. Comentaram que seria triste ter que deixar a escola no 9º ano, mas que muitxs ex alunxs ainda hoje voltam a escola para solicitar auxilio. Quando possuem alguma duvida, ou faltam professores nas demais escolas, elxs podem vir até o GENTE e se consultar os seus antigos professorxs.

IMG_20170809_101234.jpg
IMG_20170809_105536.jpg

O grêmio estudantil faz o papel de mediação entre estudantes, professores e direção. A A seleção dos representantes do grêmio estudantil é feita por eleição. Há um representante de cada ano em cada grupo (G1 e G2), sendo 6 estudantes no total. Cada um que quer se eleger apresenta a sua proposta e os demais votam. A diretora afirma que ainda estão trabalhando em uma forma de assembleia em que todxs os 250 estudantes possam participar, mas até o momento não havia este marco. Por fim, espera-se que esta experiencia do GENTE sirva de inspiração para outras escolas da rede municipal do Rio de Janeiro e que cada vez mais as escolas possam ter autonomia e flexibilidade frente as exigências burocráticas do sistema de educação brasileiro.

Para mais informações: 

https://www.facebook.com/gente.andreurani/

bottom of page