top of page

Jardim das Bromélias, Lagoa do Cassange. Bahia. 

Na Bahia, viajei até a Lagoa de Cassange, onde pude conhecer a escola de educação infantil Jardim das Bromélias. A escola é pequena e recebe crianças da região, havendo uma média de 20 alunos em 2017. Se encontra de modo provisório nas instalações de uma pousada, mas pretende se juntar à unidade da Escola Maramar (outro relato) , criando uma sede própria. Assim, a escola possui duas salas, uma pequena cozinha e um parquinho com casa na árvore e balaços. Localizada em um lugar com uma beleza natural riquíssima, os alunos podem frequentar tanto a praia da frente quanto a lagoa que se encontra há menos de 5 minutos do local. 

Na época, a escola tinha duas turmas:  uma das crianças mais velhas de 4/5 anos e outra com idades misturadas 2,3 e 4 anos. Trabalhavam duas professoras e duas ajudantes.  As crianças chegam até a escola por meio de uma jardineira (carro com caçamba) que as busca no pé da estrada (da estrada principal até ali é um areal). Além da contribuição de cada família de acordo com a sua possibilidade financeira,  a escola também recebe doações e trabalha com "apadrinhamento".A comida é natural e feita ali mesmo pelas professoras e as crianças. 

IMG-20170509-WA0176.jpg
IMG-20170509-WA0177.jpg

A escola possui inspiração na pedagogia Waldorf e principios de conservação ambiental. A professora destacou a importância de compreender a realidade em que se encontra e o sentido desta pedagogia para este contexto. É possivel adaptar de acordo com as demandas locais como, por exemplo, o ensino de leitura, escrita, foco e concentração para crianças que advém de rotinas já imersas no livre brincar da natureza.

Para mais informações: 

https://www.facebook.com/Escola-Comunitaria-Jardim-das-Bromelias-Cassange-191720064183579/

bottom of page