top of page

Projeto Construindo Saber, Niteroi

ConstSaber.jpg

Para falar sobre a Escola Democrática de Niterói, temos que convocar a força de rede e a base de todo um projeto extenso e incrível chamado Construindo saber. Trata-se de uma instituição diversificada que atua em educação de crianças e jovens através de diversas frentes: aulas particulares, pedagogia de projetos, Projeto [Re]considere (cinema e educação), curso pré-vestibular, cursos preparatórios para colégios e institutos federais, curso de “desformação” docente (AMÃ), curso de aprendizagem baseado em jogos (IMAGINE) e, por fim, o objetivo final:  a Escola Democrática de Niterói.

Idealizado pelo educador Franco de Castro há 12 anos, o projeto busca plantar uma nova semente em termos de filosofia educacional: uma educação diferenciada, transformadora, pautada no desenvolvimento da autonomia e potencialidades do educando. Tal processo educativo se baseia não na construção do conhecimento de forma imediatista e utilitária, e sim enquanto saberes significativos que permitam os educandos criarem os seus próprios caminhos por toda a vida.

Ao longo de sua história, abarcou cerca de 1000 alunos do município de Niterói, tanto nas aulas particulares, quanto nas turmas de pré-vestibular, por meio de um olhar diferenciado sobre cada educando. No caso do pré-vestibular, o trabalho é feito em turmas reduzidas de no máximo 12 alunos, visando uma atenção particular ao educando. No mais, busca-se êxito não somente na aprovação do vestibular, mas na sua vida acadêmica - composta por conhecimentos que caminham junto com aspectos emocionais. Há uma equipe que se reúne semanalmente para discutir o planejamento didático de cada estudante e analisar o seu processo de forma única e singular.

Este caminhar é feito junto a vários educadores e educadores, professores e professoras, preocupados em desenvolver conhecimentos múltiplos, integrados, contextualizados e interdisciplinares. A linha de pensamento educacional é estruturada a partir das necessidades de cada aluno, sendo desenvolvidos também trabalhos com estudantes que apresentam necessidades educativas especiais. A ideia é que todos tenham oportunidade real de aprender, sem exceção e discriminação. Considera-se de suma importância a união entre o Projeto, o educando e seus responsáveis, convocando-os para o envolvimento por todo o processo de construção do percurso do estudante.

Durante muito tempo, a proposta da Escola Democrática foi construída junto com a cidade de Niterói. O Projeto se reuniu em diferentes bairros, com distintas pessoas, a fim de escutar, estudar, pesquisar e se inspirar: para construir coletivamente esse sonho. A Escola Democrática de Niteroi é sem fins lucrativos e busca a construção e participação grupal por meio de assembleias, reuniões, eleições e coletivos. Visam potencializar processos de autonomia para que as crianças aprendam a tomar decisões, construir as suas próprias regras, lidando com as consequências de seus atos de forma responsável e solidária. Sua organização ocorre não por turmas ou séries, mas por agrupamentos de diferentes idades com interesses comuns, sempre respeitando as especificidades de cada faixa etária.

Os conhecimentos não estão apartados em disciplinas, sendo trabalhados de acordo com as demandas, os interesses e o contexto. As aulas expositivas são substituídas por roteiros de estudos, projetos e oficinas – uma educação baseada na relação entre os sujeitos. Provas são substituídas por avaliações processuais que levam em consideração o percurso continuo dos estudantes em seu dia a dia, seu comportamento, realização de tarefas e deveres, motivação, organização, apresentação oral, preparação de portfólio desenvolvido no dia a dia da escola, dentre outros. Neste momento, o maior desafio da escola é pensa como estender essa educação de qualidade para todos e todas, não sendo um privilégio de poucos, e sim um direito de todos. Por fim, entende-se que uma escola estará sempre por fazer, nunca pronta, pois essa transformação orgânica é o que faz uma educação viva e potente. 

 

Mais informações: 

https://www.facebook.com/construindosaberprojeto/

bottom of page